Para início de conversa se formos bastante puristas e olharmos apenas para a base da palavra, entenderemos que marketing digital é um tipo de marketing que “Funciona” em qualquer aparelho digital, no entanto, o correto mesmo é dizer que o marketing digital é o marketing da internet, ou seja, ele pode até funcionar em aparelhos digitais, mas se não estiver conectado na rede, não dá para dizer que de fato é digital.

É possível criar um outdoor ou um banner igualzinho aos da versão impressa e reproduzi-lo em um telão de LED, mas isso não faria com que ele fosse categorizado como marketing digital, pois para isso precisa ser online, estar conectado à internet, disponível ao acesso de locais diferentes.

Como Funciona Marketing Digital?

O Mkt Digital é construído sobre 4 Pilares que, segundo Kotler definem o marketing, são eles:

– Produto;

– Preço;

– Praça;

– Promoção.

Quando o assunto é marketing digital, existem não apenas 4, mas 8 Pilares que não apenas definem esse tipo de marketing como ajudam a entender como ele funciona, são eles:

Pesquisa – Antes, durante e depois de colocar um projeto digital no ar é preciso monitorar não apenas onde estão as oportunidades como também como eles estão funcionando em tempo real, através de ferramentas digitais.

Planejamento – Escolha o melhor ambiente para seguir com seu projeto digital e então planeje como atuar por ale e até como agir em caso de algum imprevisto.

Produção – Sendo através de uma ação de e-mail para sua lista ou uma estratégia de conteúdo, o fato é que precisamos da parte de produção para fazer o marketing digital funcionar.

Publicação – Após o projeto produzido e Revisado, é hora de publicar.

Promoção – Os meios para promoção são muitos, podendo ser por anúncios no Google, nas redes sociais, com publicação na sua fan page do Facebook ou nos blogs e sites através de SEO. O que importa aqui é promover o seu projeto.

Propagação – É o seu tráfego, as pessoas que acessam o seu conteúdo, compartilhando o seu material na web.

Personalização – Aqui você segmenta o público-alvo, automatiza e consegue até mesmo personalizar as mensagens através do Bot Messenger do Facebook e mensagens estratégicas pelo Whatsapp para falar diretamente com cada usuário para trazer eles para seu projeto e fidelizar.

Precisão – O Google Analytics é uma das ferramentas que podemos usar para mensurar os dados de toda a ação online para acertá-la, a fim de aprimorar seus resultados.

As Diferenças do Marketing Digital para o Tradicional

Agora que você já sabe como o marketing digital funciona, que tal dar uma olhadinha também nas principais diferenças que existem entre ele e o marketing off-line (tradicional)?

Em pleno 2017, mesmo com aplicativos como Instagram, Snapchat e YouTube fazendo um bastante sucesso, muita gente ainda tem dúvidas a respeito do potencial do marketing digital, principalmente em comparação com aquele praticado em meios analógicos, como os anúncios de rádio, de TV e publicações impressas.

Esse tipo de comparação, não faz sentido, já que por ser ligado à web, o marketing digital traz várias características que os meios tradicionais não têm. Veja abaixo algumas delas:

Custo do marketing digital – No marketing digital você não precisa pagar por impressão, e os custos com distribuição são bem menores que nos meios tradicionais, sem falar das centenas de ferramentas gratuitas de análise de resultados que existem na internet.

Alcance/Público-Alvo – No Mkt Digital é possível definir exatamente para quem você irá direcionar sua campanha, dá até para focar em microrregiões, como em uma determinada região da cidade, estado ou país.

Velocidade do Mkt Digital – As análises de resultados online podem ser feitas em tempo real, a indexação nas redes sociais ou nos mecanismos de buscas é feita assim que você aprova a campanha. Assim que terminou de produzir e editar seu post já pode clicar em “publicar” e aguardar indexar.

Na internet tudo é feito de uma forma muito mais rápida do que nos meios tradicionais, desde a produção até a avaliação dos resultados. Viu as diferenças entre esses dois tipos de marketing? Viu o quanto o marketing digital é inovador, prático e superior aos métodos tradicionais? Clique AQUI e saiba mais.

A era digital veio para facilitar a vida, use a seu favor!